O Vivido

Cada um carrega consigo várias histórias, frutos das nossas memórias, das nossas experiências e até mesmo das nossas fantasias. O traço em comum entre elas? Foram vividas, seja no tempo presente ou na imaginação. O conjunto do vivido constrói nossas personalidades, nossas histórias de vida, as histórias de nossas famílias, das nossas cidades, da própria nação.

Grande parte dessas histórias, porém, se perdem, principalmente em municípios pequenos e comunidades tradicionais. Os motivos são vários, vão desde o analfabetismo de parte dos cidadãos que não conseguem registrar suas memórias para que sejam passadas às próximas gerações até a falta de recursos (técnicos, tecnológicos) para transmitir seus conhecimentos. Alguns fatos, causos, lendas e superstições perduram na memória oral, mas quanto mais o tempo passa, maiores são as possibilidades de perdemos contato com essas experiências.

É nesse contexto que se estrutura O VIVIDO. A proposta deste projeto é reunir relatos de moradores tradicionais de todo o Brasil em uma plataforma virtual. O VIVIDO vai atuar como um depositório de memórias.

Apoiar um projeto como esse é apoiar os milhões de brasileiros e brasileiras que transformam o Brasil em um país melhor. Quando trabalham, quando estudam, quando aproveitam seus momentos de lazer, quando contam suas histórias, essas pessoas contam também um pouco da história do Brasil e de cada um de nós.

Como?

O VIVIDO fará uso de plataformas virtuais. A principal delas será o site, que pretende reunir todo conteúdo do projeto. No site estarão não somente textos como fotos, áudios e vídeos. Redes sociais como facebook, twitter e instagram também podem ser usadas para gerar novos conteúdos e maior visibilidade.

Objetivos

  • Criar uma plataforma capaz de reunir histórias de vida de moradores tradicionais de todo o Brasil.
  • Valorizar as pessoas, suas histórias, suas comunidades e sua cultura.
  • Criar um sentimento de pertencimento com aqueles que vivem na região
  • Tornar-se referência para aqueles que buscam informações sobre a região (tanto pessoal quanto profissional)